O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) foi eleito para assumir a 3ª suplência na Mesa Diretora da Câmara, que reelegeu Arthur Lira (PP-AL) para dirigir os trabalhos da Casa por mais dois anos de mandato.
O tucano foi eleito com 389, cujo resultado foi anunciado durante a cerimônia de posse dos parlamentares e eleição dos integrantes da Mesa, demonstrando sua participação atuante e construtiva no legislativo federal, reconhecendo seu trabalho de liderança e efetiva participação no desenvolvimento do Mato Grosso do Sul.
Exercendo seu segundo mandato consecutivo, Beto Pereira foi indicado para o cargo pela bancada do PSDB, sendo o único entre os oito representantes de Mato Grosso do Sul na casa legislativa a integrar o grupo de parlamentares que comandará a Mesa no biênio.
DISPUTA
A disputa teve mais dois candidatos ao comando da Câmara: Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcelo Van Hattem (Novo-RS).
Lira conquistou 464 votos, contra 21 de Alencar e 19 de Marcelo. Cinco deputados votaram em branco. Quatro ausências foram registradas.
O placar é histórico nas eleições presidenciais entre deputados federais. A negociação, que de maneira exitosa manteve Lira como o mais forte entre seus 512 colegas de Casa, ocorreu inserindo negociações mais contemplativas com Republicanos, PL, União Brasil, PT, PSD e MDB, com espaços na Mesa Diretora, e presidências de comissões, cuja lista será definida ainda este mês.
Além do alagoano Arthur Lira, foram eleitos como 1º Vice-Presidente ( Marcos Pereira Partido/(Republicanos-SP); 2º Vice-Presidente (Sóstenes Cavalcante (PL-RJ); 1º Secretário (Luciano Bivar-União-PE); 2ª Secretária (Maria do Rosário-PT-RS), 3ª Secretário (Júlio Cesar-PSD-PI) e 4ª Secretário (Lucio Mosquini-MDB-RO).
Os demais suplentes são 1º Suplente Gilberto Nascimento (PSC-SP); 2º Suplente (Pompeo de Mattos-PDT-RS) e 4º Suplente (André Ferreira-PL-PE).
g4