Pedro Caravina é reeleito para o comando da Aprefex-MS em chapa de consenso*

Por meio de chapa de consenso, a Aprefex (Associação de Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul) elegeu nesta segunda-feira (30) os membros da nova diretoria para os próximos dois anos de mandato.

A eleição teve início às 9 horas na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, onde também a Aprefex funciona, e foi encerrada às 16 horas.

O primeiro associado a votar foi o ex-prefeito de Angélica, Roberto Silva Cavalcanti.

Membro ativo da Aprefex-MS, e presidente reeleito da Assomasul, o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior (PSDB), votou por volta das 11 horas.

A composição da diretoria eclética (composta por prefeitos e ex-prefeitos de vários partidos) se deu por meio de um diálogo franco e transparente que resultou na recondução do ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, para continuar à frente do comando da instituição, fundada em 16 de setembro de 2019.

Roberto Cavalcanti foi o primeiro a votar (Foto: Edson Ribeiro)

Idealizador da associação com apoio de vários filiados, Caravina foi eleito pela primeira vez em 2 de dezembro de 2020 em lugar de Luiz Antônio Milhorança (Ex-prefeito de Angélica), que presidiu a diretoria provisória da entidade por um período de um ano.

Gestor público conceituado e com trânsito livre nos meios políticos e nas instituições públicas estaduais e nacionais, Caravina tem uma trajetória extraordinária e em ampla ascensão.

Além de comandar a prefeitura de Bataguassu por dois mandatos, presidiu a Assomasul pelo mesmo período, integrou a diretoria da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e nas eleições de 2022 foi eleito deputado estadual com expressiva votação.

Sua destacada participação como secretário-adjunto de Infraestrutura durante o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), no apoio institucional a prefeitos dos 79 municípios do Estado, foi fator determinante para que o atual governador o Eduardo Riedel (PSDB) o convidasse para ser secretário de Governo.

Prefeitos e ex-prefeitos durante a votação de hoje (Foto: Edson Ribeiro)

Desafio

A Aprefex-MS tem o importante desafio de cuidar exclusivamente dos interesses de agentes públicos, com ou sem mandato eletivo, que resolveram se unir em favor de objetivos comuns, independentemente de cores partidárias.

A entidade surgiu da necessidade de lutar pelos direitos de agentes políticos que em sua maioria sente dificuldade de se defender de ações decorrentes de eventuais falhas administrativas e que muitas vezes enfrenta discriminação ao deixar o mandato.

Para fortalecer ainda mais a associação, a diretoria deflagrou em janeiro de 2022 uma campanha de filiação visando atrair a adesão de ex-deputados, ex-presidentes de Câmaras de Vereadores e secretários municipais e estaduais.

A ideia é aumentar a força representativa da entidade em âmbito estadual, além de reforçar o poder institucional de interesse dos associados nas discussões com os órgãos de controle externo, como TCE (Tribunal de Contas do Estado), TCU (Tribunal de Contas da União) e MP (Ministério Público).

Apesar de nova, a Aprefex-MS é hoje uma entidade respeitada e reconhecida pelo seu poder de articulação política e de interlocução com o governo do Estado, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional na defesa dos interesses e demandas de seus associados.

Atualmente, 79 membros integram a associação, incluindo 51 ex-prefeitos, 25 prefeitos, além da secretária de Saúde de Água Clara, Silvana Bortoleto; e da ex-secretária de Educação de Ladário, Maria Eulina.

Confira os nomes que devem compor a nova diretoria

Presidente = Pedro Arlei Caravina (Bataguassu)

Vice-presidente = Odilon Ribeiro (Aquidauana)

Secretário-Geral = Mário Kruger (Rio Verde)

Secretário Administrativo = Rogério Rosalin (Figueirão)

1º Tesoureiro = Paulo César Franjoti (Japorã)

2º Tesoureiro = Roberto Cavalcanti (Angélica)

Conselho Fiscal

José Robson, Robinho (Aparecida do Taboado)

Jesus Baird (Costa Rica)

Francisco Piroli (Sete Queda)

Vanderley Bispo (Japorã)

Francisco Vanderlei (Pedro Gomes)

Waldeli Rosa (Costa Rica)

Caravina posa para fotos com membros da diretoria (Foto: Edson Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *