Por meio de chapa de consenso, a Aprefex (Associação de Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul) elegeu nesta segunda-feira (30) os membros da nova diretoria para os próximos dois anos de mandato.
A eleição teve início às 9 horas na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, onde também a Aprefex funciona, e foi encerrada às 16 horas.
O primeiro associado a votar foi o ex-prefeito de Angélica, Roberto Silva Cavalcanti.
Membro ativo da Aprefex-MS, e presidente reeleito da Assomasul, o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior (PSDB), votou por volta das 11 horas.
A composição da diretoria eclética (composta por prefeitos e ex-prefeitos de vários partidos) se deu por meio de um diálogo franco e transparente que resultou na recondução do ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, para continuar à frente do comando da instituição, fundada em 16 de setembro de 2019.
Idealizador da associação com apoio de vários filiados, Caravina foi eleito pela primeira vez em 2 de dezembro de 2020 em lugar de Luiz Antônio Milhorança (Ex-prefeito de Angélica), que presidiu a diretoria provisória da entidade por um período de um ano.
Gestor público conceituado e com trânsito livre nos meios políticos e nas instituições públicas estaduais e nacionais, Caravina tem uma trajetória extraordinária e em ampla ascensão.
Além de comandar a prefeitura de Bataguassu por dois mandatos, presidiu a Assomasul pelo mesmo período, integrou a diretoria da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e nas eleições de 2022 foi eleito deputado estadual com expressiva votação.
Sua destacada participação como secretário-adjunto de Infraestrutura durante o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), no apoio institucional a prefeitos dos 79 municípios do Estado, foi fator determinante para que o atual governador o Eduardo Riedel (PSDB) o convidasse para ser secretário de Governo.
Desafio
A Aprefex-MS tem o importante desafio de cuidar exclusivamente dos interesses de agentes públicos, com ou sem mandato eletivo, que resolveram se unir em favor de objetivos comuns, independentemente de cores partidárias.
A entidade surgiu da necessidade de lutar pelos direitos de agentes políticos que em sua maioria sente dificuldade de se defender de ações decorrentes de eventuais falhas administrativas e que muitas vezes enfrenta discriminação ao deixar o mandato.
Para fortalecer ainda mais a associação, a diretoria deflagrou em janeiro de 2022 uma campanha de filiação visando atrair a adesão de ex-deputados, ex-presidentes de Câmaras de Vereadores e secretários municipais e estaduais.
A ideia é aumentar a força representativa da entidade em âmbito estadual, além de reforçar o poder institucional de interesse dos associados nas discussões com os órgãos de controle externo, como TCE (Tribunal de Contas do Estado), TCU (Tribunal de Contas da União) e MP (Ministério Público).
Apesar de nova, a Aprefex-MS é hoje uma entidade respeitada e reconhecida pelo seu poder de articulação política e de interlocução com o governo do Estado, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional na defesa dos interesses e demandas de seus associados.
Atualmente, 79 membros integram a associação, incluindo 51 ex-prefeitos, 25 prefeitos, além da secretária de Saúde de Água Clara, Silvana Bortoleto; e da ex-secretária de Educação de Ladário, Maria Eulina.
Confira os nomes que devem compor a nova diretoria
Presidente = Pedro Arlei Caravina (Bataguassu)
Vice-presidente = Odilon Ribeiro (Aquidauana)
Secretário-Geral = Mário Kruger (Rio Verde)
Secretário Administrativo = Rogério Rosalin (Figueirão)
1º Tesoureiro = Paulo César Franjoti (Japorã)
2º Tesoureiro = Roberto Cavalcanti (Angélica)
Conselho Fiscal
José Robson, Robinho (Aparecida do Taboado)
Jesus Baird (Costa Rica)
Francisco Piroli (Sete Queda)
Vanderley Bispo (Japorã)
Francisco Vanderlei (Pedro Gomes)
Waldeli Rosa (Costa Rica)