Uma pesquisa do instituto Gerp, divulgada no último sábado (29), indicou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está na frente nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026.
De acordo com o levantamento, o líder conservador possui 41%, enquanto seu principal opositor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 26%.
No presente quadro, Ciro Gomes (PDT) e o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente, cada um com 5%.
Pablo Marçal (PRTB) aparece em seguida, com uma porcentagem de 4%, ligeiramente à frente do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) com 3%, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também com 3%. Houve uma porcentagem de 7% que optou por não selecionar nenhum desses candidatos, e outros 7% não souberam responder.
Considerando que o ex-presidente Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ainda luta para recuperar seus direitos políticos, a pesquisa também levou em conta cenários sem a presença do líder conservador.
No segundo contexto apresentado, o substituto é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesta situação, Lula surge na liderança com 24%, enquanto o representante dos Republicanos conta com 18%.
No cenário em que Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado e filho de Bolsonaro, representa seu pai, Lula novamente aparece em primeiro lugar com 24%, enquanto o deputado fica com 19%.
No cenário onde Lula e Bolsonaro não estão presentes, Tarcísio surge em primeiro lugar com 18%, seguido por Ciro Gomes com 17% e Pablo Marçal com 13%.
A pesquisa, financiada com recursos próprios, ocorreu entre os dias 22 e 27 de março, onde foram entrevistadas 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2,24%, podendo variar para mais ou para menos.
(Com agências nacionais)