A aliança do Partido Liberal (PL) com o PSDB em Mato Grosso do Sul reduzirá o número de candidatos próprios do PL a prefeituras. A previsão no momento é que 75% das candidaturas sejam retiradas para apoiar pré-candidatos do PSDB. Sendo assim, a candidatura de Milton Maranata em Rio Negro deve ficar sem legenda para disputar as leições municipais de 2024.
Após assumir a presidência do PL, Tenente Portela passou a discutir as composições feitas pelo ex-presidente estadual, Marcos Pollon, e decidiu fazer alianças com o PSDB em diversos municípios.
As tratativas ainda estão em andamento, mas a tendência é de que, aproximadamente, 10, das 40 candidaturas planejadas por Pollon sejam oficializadas nas convenções dos próximos dias. Como os diretórios são provisórios, o diretório estadual pode refazê-los, realizando as mudanças que desejar.
Após as negociações, já ficou certo que o Partido Liberal vai manter as candidaturas próprias nos municípios de: Alcinópolis (Manoel Nunes), Corumbá (Pastor André), Dourados (Gianni Nogueira), Guia Lopes (Dr. Max), Jateí (Odair Pereira), Maracaju (Rovilson Corrêa), Naviraí (Rodrigo Sacuno), Ponta Porã (Pompílio Junior) e Sidrolândia (Rodrigo Basso).
A reportagem apurou que, pelo menos até o momento, o PSDB não abriu mão de nenhuma das 60 pré-candidaturas já lançada em Mato Grosso do Sul. O partido tem 51 das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul, enquanto o PL não tem prefeitos no Estado.
O PL passou a discutir alianças com o PSDB recentemente, após acordo de Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto com Eduardo Riedel (PSDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB), que se comprometeram a assumir o partido futuramente em Mato Grosso do Sul. Pelo acordo, Reinaldo concorrerá ao Senado pelo PL no Estado, com possibilidade de Riedel também se filiar.
Abaixo a lista dos pré-candidatos que devem perder legenda
Água Clara: Dr. Ludowico
Amambai: Zé Bambil
Aquidauana: Dr. Vitinho
Antônio João: Adriano Brum
Bataguassu: Dan Veterinário
Batayporã: Anderson Paes
Bela Vista: Leandro Dindo
Bonito: Jorginho Figueiredo
Caarapó: Alessandro Paulino
Campo Grande: Marcos Pollon
Coronel Sapucaia: Lindo Kefler
Cassilândia: Marcelo Pelarin
Corguinho: Ayres Cândido
Coxim: Salette Bell
Eldorado: Oseas de Souza
Iguatemi: Juliana Lara
Ivinhema: Adão Gouveia
Inocência: Willian do Incon
Itaporã: Edilson Bigatão
Jardim: Lizete Bazzo
Jaraguari: Dr. Luiz
Nova Andradina: Arion de Souza
Paraíso das Águas: Ronivaldo Carvalho
Paranaíba: Robson Resende
Pedro Gomes: Delegado Murilo
Porto Murtinho: Elton Atele
Ribas do Rio Pardo: Paulo Tucura
Rio Negro: Seu Milton
Rochedo: Ronaldo Mazone
Sonora: Aurélio, o Careca da Recuperadora
Três Lagoas: Paulo Veron
ims