Passados cinco dias de apoio declarado ao deputado estadual João Henrique Catan (PL), para concorrer à prefeitura de Campo Grande, Jair Bolsonaro (PL) demonstra que apoio pode ser dado à reeleição da atual prefeita, Adriane Lopes (PP).
A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (21), em entrevista do ex-presidente concedida à CBN Recife.
Desta vez, ele fala que a decisão sobre apoio aos candidatos às eleições municipais de 2024 estará nas mãos dos presidentes estaduais do PL. “Eu não tô batendo o martelo, são os presidentes estaduais que estão batendo o martelo”, disse.
Sobre o cenário político campograndense, ele afirma: “estamos acertando agora com a Tereza Cristina, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Não só com ela, mas também com o deputado Pollon, que é o presidente estadual de lá, entre outros parlamentares”.
Marcos Pollon (PL) é deputado federal por Mato Grosso do Sul e atual presidente do partido no Estado.
As afirmações do ex-presidente demonstram que o apoio do partido à candidatura de Campo Grande ainda é incerta e que sequer deve passar por suas mãos, sinalizando que Tereza terá poder em tal decisão, o que põe por terra a afirmação anterior sobre o apoio a Catan.
Desse modo, Adriane Lopes volta ao cenário como opção de apoio do PL, principalmente por ser a favorita de Tereza Cristina (PP).
A contradição não é uma atitude inédita de Bolsonaro, que, nas eleições presidenciais de 2022 ficou em cima do muro entre apoio ao então governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao ex-candidato Capitão Contar (PRTB).
Após a repercussão, o então deputado Catan foi questionado sobre o assunto e publicou seu parecer nas redes sociais.
Para ele, a decisão definitiva só será tomada na convenção de decisão dos candidatos e que há muitas coisas para acontecer até lá.
“O presidente Bolsonaro sempre foi muito criticado por não compor, não fazer acordos, não ser político. Se hoje, a ex-ministra Tereza, nossa senadora, tem vontade de colocar a candidata dela, o PP na frente de um candidato do PL, e o presidente está sendo político, bom, todo mundo sempre criticou ele por isso. Então nós temos que entender que existem circunstâncias maiores e mais importantes”, declarou.
Catan reforça que vai esperar o partido decidir e comunicar o que será feito. Veja o vídeo da fala do deputado na íntegra:
Relembre
Na última sexta-feira (16), em entrevista ao jornalista Benedito de Paula, mais conhecido como B de Paula, na Rádio Difusora, o ex-presidente afirmou que o deputado estadual João Henrique Catan deveria ser o candidato do PL na disputa pela prefeitura de Campo Grande.
Ao fazer o anúncio, disse que conversou em Brasília com o ex-deputado estadual Capitão Contar, que seria, em tese, o nome mais provável do partido, já que o ex-parlamentar surpreendeu nas urnas e chegou ao segundo turno da disputa estadual em 2022.
ce