O governo de Mato Grosso do Sul decretou, nesta última sexta-feira (3), o estado de Alerta Zoossanitário e instaurou o Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações, para fins de prevenção à ocorrência da influenza aviária H5N1.
A medida foi publicada na edição de sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE), e lista uma série de medidas de monitoramento e ações preventivas que estão sendo adotadas para impedir o ingresso da doença em território sul-mato-grossense.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, explicou que a criação do Sistema surgiu após reunião com o ministro da Agricultura, Carlos Henrique Baqueta Fávaro.
“Tivemos na semana passada reunião com o ministro da Agricultura e resolvemos montar em MS o sistema de alerta e monitoramento”, explicou.
Apesar do projeto, o Estado ficará responsável somente pelo monitoramento da doença, com a fixação e a fiscalização de medidas adequadas ficando sob a responsabilidade dos municípios.
gov/ms