Em reunião, ficou decidido algumas diretrizes de ações para o enfrentamento à ameaça. Participaram do encontro o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), Conselho Federal de Medicina Veterinária, Secretaria de Saúde de Corumbá e do Estado, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Nos últimos meses, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) intensificou as medidas de prevenção à influenza aviária (H5N1) – doença viral altamente contagiosa. A decisão veio como resposta ao aumento dos casos na América do Sul, embora o Brasil nunca tenha registrado ocorrência.
Em relação às infecções humanas, o Mapa ressalta que podem ser adquiridas principalmente por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas) ou ambientes contaminados (secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados no abate das aves). Já o risco de transmissão às pessoas por meio de alimentos devidamente preparados e bem cozidos é muito baixo.
iagro