Fusão entre PSDB e Podemos vai acirrar disputa pelo senado em 2026

A fusão entre Podemos e PSDB, caminho mais provável atualmente na busca do PSDB pela sobrevivência na eleição do próximo ano, vai colocar ainda mais fogo na briga acirrada para as vagas de senadores no grupo político liderado por Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja (PSDB).

Se confirmada a fusão, PSDB e Podemos terão dois pré-candidatos ao Senado no partido: Soraya Thronicke (Podemos) que tentará a reeleição, e Reinaldo Azambuja, pré-candidato ao Senado. O partido poderia lançar dois nomes, mas isso dificilmente acontece, por conta de alianças para majoritária.

Reinaldo Azambuja é aguardado no Partido Liberal (PL), mas ele e Riedel não concordam com uma fusão apenas com o Podemos, por avaliarem que não mudaria muito a vida do PSDB para a eleição, já que pouco influenciaria no tempo de televisão e no fundo partidário.

Se confirmada a fusão, o fato é que Soraya entra de vez no grupo, que já tem vários pré-candidatos ao Senado. Ainda integram a lista o candidato do PP, a ser escolhido por Tereza Cristina (PP); Nelsinho Trad (PSD), que sempre fez parceria com Azambuja; Geraldo Resende (PSDB), também pré-candidato ao Senado; e o próprio PL, que tem como pré-candidata de Jair Bolsonaro (PL) a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira.

Geralmente, os candidatos ao governo escolhem dois concorrentes ao Senado, o que pode gerar uma boa briga para ver quem serão os agraciados. Reinaldo Azambuja surge como favorito para uma vaga e a outra deve ser bastante concorrida no grupo político.

No caso de Riedel, a situação ainda é mais complicada, porque ele tem boa relação com outros dois possíveis candidatos: Simone Tebet (MDB) e Vander Loubet (PT). Pesa contra esses dois candidatos o fato de estarem próximos a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Riedel se posiciona mais para o grupo de centro-direita.

Soraya também tem certa dificuldade porque já foi rival de Reinaldo Azambuja e passou de aliada a inimiga dos bolsonaristas.

Reinaldo e Riedel aguardam definição do diretório nacional do PSDB para definirem futuro político. Reinaldo prometeu para Bolsonaro que se filiaria ao PL, mas tem dito a pessoas próximas que não gostaria. A expectativa é de que o diretório nacional do PSDB decida, até o final deste mês, o futuro do partido.

O PSDB já negociou fusão com PSD, MDB, Solidariedade e Republicanos, mas o diálogo não caminhou. Atualmente, a fusão é discutida apenas com o Podemos.

 

 

 

ims

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *