O vereador Daniel Júnior (PP), eleito com 2.112 para o segundo mandato na Câmara Municipal de Dourados, desponta como o favorito para vencer a disputa pela presidência da UCVMS (União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul).
Nas últimas semanas, ele recebeu apoio declarado do governador Eduardo Riedel (PSDB), do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), do ex-governador André Puccinelli (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), de senadores, deputados federais, deputados estaduais e de vereadores de todo Estado.
A eleição acontece no dia 2 de abril e Daniel Júnior conseguiu compor uma chapa plural, formada por vereadores das cerca de 30 Câmaras Municipais filiadas à UCVMS.
Uma das principais plataformas de Daniel Júnior é resgatar a credibilidade da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul junto não apenas à classe política estadual, mas, também, perante os vereadores, que são a razão de existir da entidade.
“Atualmente, são raros os parlamentares que confiam na entidade e isso ocorre em razão da falta de transparência, da ineficiência da gestão, da ausência de serviços e produtos voltados para os vereadores, enfim, da quase total inércia da União de Câmaras”, ressalta Daniel Júnior.
Ele ressalta que essa situação acabou afastando as Câmaras Municipais da entidade, tanto que das 79 Casas de Leis de Mato Grosso do Sul apenas 29 estavam filiadas até o início do ano.
“Houve época em que eram mais de 60 Câmaras de Vereadores associadas à UCVMS, mas os problemas de gestão foram se acumulando ao ponto de o próprio Ministério Público Estadual (MPE) recomendar aos presidentes de Câmaras Municipais que se abstivessem de pagar a anuidade sob risco de incorrerem em crime de improbidade administrativa por falta de transparência na gestão e, sobretudo, por problemas nas prestações de contas”, enfatiza.
A candidatura do vereador Daniel Júnior ganhou força ao longo da campanha que começou com 4 pré-candidaturas anunciadas. Dois candidatos desistiram da disputa para compor com o vereador douradense que deverá enfrentar nas urnas apenas a chapa encabeçada pelo atual presidente da União de Câmaras, o vereador Jeovani Vieira, de Jateí, que apesar de ser filiado ao PSDB não conta com o apoio do Diretório Estadual, já que o presidente Reinaldo Azambuja está orientando os parlamentares do partido a somar com a chapa de Daniel Júnior.
A maioria das Câmaras Municipais associadas à UCVMS está fechando em peso com a chapa encabeçada pelo vereador de Dourados, tanto que os treze vereadores de Maracaju assinaram uma carta compromisso em apoio a vereador Daniel Júnior na disputa pela presidência da União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul.
Acreditando na proposta de trabalho apresentada por Daniel Júnior, os vereadores Júnior Coringa (MDB) e Neto Santos (Republicanos), de Campo Grande, se uniram a parlamentares do interior para formar a chapa de oposição liderada pelo douradense. Júnior Coringa será vice-presidente e Neto Santos ocupará o cargo de tesoureiro.
Os demais cargos serão distribuídos entre vereadores do interior do Estado e a chapa será inscrita até a próxima quinta-feira, dia 27, já que a eleição acontece no dia 2 de abril, uma quarta-feira, na sede da entidade, em Campo Grande.
A chapa já conta com o apoio de cinco partidos: PSDB, MDB, PL, Republicanos e PP. “Estamos buscando apoio de vereadores do interior para uma chapa forte de oposição e para vencer a eleição do atual gestor”, afirmou Coringa.
Resgatar a credibilidade
A principal proposta do grupo é resgatar a credibilidade da entidade, regularizando pendências documentais, como a obtenção das certidões negativas, que têm dificultado a filiação de diversas Câmaras Municipais, além de colocar a União de Câmaras a serviço dos vereadores, com melhor estrutura de Hotel de Trânsito, de restaurante, de assessoria jurídica e parlamentar.
Em recente encontro, o vereador Daniel Júnior recebeu o apoio explícito da senadora Tereza Cristina, que gravou um vídeo defendendo a eleição do douradense para a presidência da União de Câmaras.
“Os desafios políticos são sempre difíceis e árduos, porém quando encontramos pessoas que sonham com a gente, isso nos dá muito mais confiança e segurança para seguir”, ressalta Daniel Júnior. “Agradeço a senadora Tereza, ao ex-governador Reinaldo, ao ex-governador André, ao atual governador Eduardo Riedel, aos deputados federais e estaduais que estão apoiando nosso projeto, mas agradeço sobretudo aos vereadores pelo apoio e confiança que eles têm depositado na nossa proposta”, enfatiza. “Vamos juntos trabalhar por uma União de Câmaras mais eficiente e transparente”, finaliza Daniel Júnior.
Ass.Com