FFMS lança o Campeonato Estadual Série A de 2025

O Campeonato Estadual de Futebol 2025 foi oficialmente lançado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) nesta segunda-feira (14), no Bioparque Pantanal em Campo Grande. Com discursos pautados pela união, investimentos no esporte e inovação, o evento foi um passo importante na busca por maior visibilidade e credibilidade para o campeonato, após o escândalo envolvendo a prisão do ex-presidente da instituição, Francisco Cezário.

Na abertura do evento, o presidente interino da FFMS, Estêvão Petrallas, destacou a importância do trabalho conjunto entre os clubes, a federação e o poder público para superar os desafios que o futebol do Estado enfrenta. Ele enfatizou a relevância do envolvimento de prefeituras, empresários e até mesmo do Legislativo para fortalecer os times e melhorar as condições estruturais dos estádios.

O presidente da FFMS, Estevão Petrallas 

“Os clubes representam as cidades e levam o nome do município. Não podemos imaginar que o clube seja adversário do poder executivo ou legislativo. Temos que caminhar juntos. A união é fundamental para alcançarmos um futebol forte e competitivo no Mato Grosso do Sul”, afirmou Petrallas.

Entre os projetos destacados pelo presidente está a padronização dos laudos técnicos dos estádios, em uma parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Ministério Público, para evitar problemas de última hora antes do início do campeonato. “Nossa luta é constante, mas, com planejamento, podemos minimizar as dificuldades e entregar um campeonato mais organizado”, completou.

O evento também trouxe novidades para o futebol feminino e de base. Segundo Petrallas, a FFMS isentará todas as taxas dos clubes femininos no Estadual, além de ampliar o número de equipes participantes, que deve passar de nove para pelo menos 15 em 2025.

“Queremos fomentar o futebol feminino. Estamos incentivando os clubes a formar times femininos e oferecer mais oportunidades para as mulheres no esporte. É um compromisso da federação em prol da igualdade e do desenvolvimento do futebol em todas as frentes”, disse.

Onça-pintada foi escolhida como mascote da competição Estadual, simbolizando a riqueza dos biomas de Mato Grosso do Sul 

No futebol de base, o destaque ficou por conta da ampliação dos jogos das categorias sub-15 e sub-17. Em 2024, a FFMS realizou 97 partidas na categoria sub-17, número que deve aumentar este ano. “Estamos investindo em nossas categorias de base porque acreditamos que o futuro do futebol do estado passa pelo fortalecimento de nossos jovens atletas”, afirmou o presidente.

O vice-governador Barbosinha representou o governo do estado e reforçou a importância do futebol como motor de desenvolvimento social e econômico. “Investir no futebol é investir nas nossas cidades e no nosso povo. O esporte leva o nome do Estado para o Brasil e o mundo, e temos um compromisso em apoiar essa causa”, declarou.

O vice-governador Barbosinha 

Barbosinha também elogiou os esforços da FFMS em resgatar a credibilidade do campeonato. “Com clubes fortes, transparência e organização, podemos atrair mais patrocinadores e o público de volta aos estádios. O Mato Grosso do Sul tem potencial para ser um grande polo esportivo”, afirmou.

Já o deputado federal Vander Loubet (PT) defendeu a criação de mecanismos para que grandes empresas que recebem incentivos fiscais no Estado apoiem o futebol local. “Precisamos criar condições para que as indústrias e outros setores vejam o esporte como uma oportunidade de investimento social e econômico. Isso é fundamental para o crescimento do futebol profissional”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), também participou do evento e destacou o ambiente favorável que o estado vive para atrair investimentos, incluindo no esporte. “A estabilidade política e econômica que alcançamos permite que o futebol tenha o apoio que precisa para crescer. Estamos à disposição para contribuir com esse projeto”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP) 

Outro destaque do evento foi o anúncio de uma premiação inédita para os clubes vencedores. O campeão do Estadual 2025 receberá R$ 50 mil, enquanto o vice-campeão será premiado com R$ 30 mil. “Nunca tivemos um prêmio em dinheiro vindo diretamente da federação. É um marco que mostra nossa vontade de valorizar o trabalho dos clubes”, disse Petrallas.

Além disso, a FFMS anunciou parcerias para a transmissão dos jogos. A TV Educativa e a TV Morena irão transmitir algumas partidas ao vivo, enquanto outras serão cobertas pela equipe própria da federação. Essa estratégia visa levar o campeonato a um público maior e aumentar sua visibilidade no estado e fora dele.

Calendário

O campeonato começa no próximo sábado (18), com a partida de abertura entre Aquidauanense e Ivinhema, às 15h, em Aquidauana. No mesmo dia, às 16h, o Operário enfrenta o Comercial em Campo Grande. A expectativa é de que a competição mantenha um alto nível técnico e que todas as equipes estejam preparadas para os desafios da temporada.

 

 

 

 

Fonte: acritica

Fotos: Rafael Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *