Sérgio Martins retoma presidência do TJMS após decisão de Zanin

Após decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Sérgio Fernandes Martins retornará ao cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Desembargador Sérgio Fernandes Martins

Martins, que estava longe do TJ desde outubro deste ano, é investigado, junto de outros quatro desembargadores, pela Polícia Federal (PF) por um suposto esquema de vendas de decisões na Corte.

O afastamento havia sido determinado pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), antes de ser enviado ao STF. No pedido de afastamento, a PF apontou a compra de carros e gado em dinheiro vivo por Martins, além de um aumento de R$ 102 mil em espécie em seu patrimônio de 2022 para 2023, como indícios de participação no esquema.

A decisão de Zanin atende a um pedido feito pela defesa de Martins, que alega não existirem indícios de que o desembargador tenha se beneficiado financeiramente da venda de decisões, e se baseia no parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Além de suspender o afastamento, Zanin também decidiu que Martins não está mais proibido de entrar em contato com os demais funcionários do TJMS e que não precisa mais ser monitorado por meio de tornozeleira eletrônica.

 

 

 

A informação sobre o processo foi divulgada pelo portal de notícias UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *