Sustentabilidade econômica e diversidade de receitas. Esses são os principais motivos para a Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul (Cassems) inovar e lançar o Banco Cassems na próxima segunda-feira (23).
A iniciativa é resultado de uma parceria estratégica com a BYBIZ Serviços Financeiros, liderada por Érico Ferreira, controlador do Banco Omni e da Biz IP.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, destaca que a criação do Banco visa garantir a sustentabilidade econômico-financeira da Caixa, diversificando suas fontes de receita. Importante ressaltar que para a concretização deste projeto não foram utilizados recursos do plano.
“A Cassems dá mais um passo inovador ao lançar seu próprio banco, proporcionando uma nova fonte de receita que permitirá que uma parte dos lucros das operações seja revertida para a operadora. Todo o investimento necessário para a criação e operação do Banco Cassems está sendo custeado pela BYBIZ Serviços Financeiros”, enfatiza Ayache.
De acordo com o presidente, a inovação em modelos de negócios na saúde suplementar é uma estratégia necessária para enfrentar os desafios financeiros que as operadoras de planos de saúde têm enfrentado, especialmente no período pós-pandemia. “No Brasil, temos visto fusões entre operadoras e a venda de ativos. Nesse contexto, a criação do Banco Cassems representa uma alternativa para otimizar as finanças da Cassems”, explica.
O setor de saúde suplementar no Brasil enfrenta dificuldades como o aumento dos custos médicos, o envelhecimento da população, a judicialização da saúde e a situação econômica do país, que impacta o poder de compra e a manutenção dos planos de saúde.
“Para apresentar o Banco Cassems, realizamos estudos econômicos e discutimos essa alternativa em nossos conselhos Fiscal e de Administração. Também apresentamos a proposta em nossos Encontros Regionais com beneficiários em todo o Estado e na Assembleia Geral Ordinária em abril deste ano. A inauguração do Banco Cassems é a culminação desse processo”, destaca Ricardo Ayache.
O CEO do Banco Cassems, Marcus Nunes, considera a parceria um marco para a Caixa dos Servidores, promovendo maior eficiência operacional e otimização de recursos, sem exigir investimentos diretos da operadora.
“Estamos empolgados com essa parceria. Iniciamos em agosto a fase de testes do Banco Cassems com alguns usuários do projeto piloto, e a partir de segunda-feira, 23 de setembro, todos os interessados poderão abrir sua conta no Banco Cassems, que se dedica a oferecer um atendimento que vai além do financeiro, priorizando a experiência e as necessidades dos nossos clientes”, afirma Nunes.
A unidade de atendimento do Banco Cassems será inaugurada na segunda-feira (23), localizada na Avenida Afonso Pena, 5723. Sobre a abertura da agência física, o CEO explica que a confiança e a proximidade são fundamentais para o relacionamento com os clientes.
“A proposta é criar um ambiente onde nossos clientes se sintam valorizados e apoiados em suas necessidades financeiras. Estamos comprometidos em construir um futuro financeiro melhor e mais inclusivo”, ressalta Nunes.
Após a inauguração, qualquer pessoa física, incluindo beneficiários, poderá abrir uma conta no Banco Cassems diretamente na agência. Em breve, a abertura de contas também estará disponível pelo aplicativo, facilitando o acesso. A previsão para a abertura de contas para pessoas jurídicas é em outubro.
ass.com