Mato Grosso do Sul vai receber R$ 483,3 milhões em recursos para investir em saneamento básico e drenagem em 21 municípios do Estado. O recurso vem do Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, que foi anunciado nesta sexta-feira (26).
“Recebemos do ministro da Casa Civil, Rui Costa, a lista das demandas que encaminhamos e que foram atendidas pelo governo. São recursos para obras de saneamento básico – abastecimento de água e esgotamento sanitário – e drenagem. E tem ainda um projeto na área da mobilidade urbana. Quase meio bilhão de investimentos”, pontua o coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, deputado Vander Loubet.
De acordo com o deputado, as obras vão beneficiar Água Clara, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Campo Grande, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Itaquiraí, Itaquiraí, Maracaju, Miranda, Naviraí, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.
PAC Seleções
O PAC contempla projetos nos setores de transporte, infraestrutura, saneamento e prevenção a desastres, em centenas de cidades do país. Ao todo, investimento deve ser de R$ 41,7 bilhões. No total, foram aprovadas 899 propostas em 710 municípios.
Em Mato Grosso do Sul, dentre os 26 projetos selecionados, nove se referem ao abastecimento de água na área urbana, ou seja, destinados à ampliação e modernização desse serviço, todos a serem executados pelo Governo do Estado.
Outros 12 projetos são para ampliação e modernização de sistemas de coleta e tratamento de esgoto, sendo 11 pelo Governo do Estado e um por prefeitura.
ass.com