De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, para comporem o boletim do Observa Infância, projeto de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mesmo após o fim da emergência em saúde pública causada pela Covid-19, os níveis de vacinação de crianças contra a doença continuam baixos. Entre os pequenos de seis meses a cinco anos, apenas 11,4% foram imunizados.
Ainda conforme o levantamento, os bebês de seis meses a dois anos apresentam a menor cobertura vacinal observada. Apenas 2,9% receberam o esquema completo de doses. Já entre as crianças de 3 a 4 anos, o percentual sobe para 21,7%.
Cristiano Boccolini, coordenador do Observatório de Saúde na Infância, destaca que a demora para a compra dos imunizantes, junto às notícias falsas sobre a segurança das vacinas e de que crianças não seriam afetadas por formas graves da doença colaboram para os baixos índices.
DADOS
Entre 1º de janeiro e 11 de julho de 2023, o mais recente Boletim Epidemiológico Especial: Covid-19, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, registrou 80 óbitos de crianças de até 4 anos. Para o grupo de crianças de um a quatro anos, foram 23 mortes, média de um óbito semanal.
Foram contabilizadas 994 hospitalizações para crianças da mesma faixa etária durante o período. Em média, 38 hospitalizações por semana.
fonte: Agência Brasil