Nos últimos seis meses, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) dinamizou a análise de mais de 63,7 mil processos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em todo o Estado. Desse total, dados de 47 mil processos ainda precisam ser verificados pelos produtores rurais, para atualizar o sistema de informática e concluir o procedimento.
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, enfatiza a importância dos produtores rurais verificarem seus dados no sistema e se manifestarem para que o Imasul possa dar continuidade ao procedimento, concluindo a análise dinamizada.
“É importante que os produtores rurais verifiquem seus dados no sistema e se manifestem para que o Imasul possa dar continuidade ao procedimento, concluindo a análise dinamizada. Com isso, todos ganham. Nossos setores jurídico e técnico estão sempre à disposição para orientar aqueles que ainda têm dúvidas em relação aos próximos passos”, reforça o presidente.
Para orientar os produtores rurais e agilizar o processo, o sistema tem trabalhado em parceria com o Imasul, incentivando os proprietários a averiguarem seus cadastros e realizarem os ajustes necessários, com o aceite das informações ou justificativas para situações contrárias. Essa celeridade na validação do CAR proporciona melhores condições para a contratação de financiamentos públicos pelos produtores.
A análise dinamizada é realizada por um software desenvolvido pelo Sistema Florestal Brasileiro (SFB), que compara as informações fornecidas pelo proprietário do imóvel com o banco de dados do Imasul, permitindo um processo mais ágil do que o sistema convencional. Em apenas oito meses de utilização dessa nova abordagem, a equipe de fiscalização conseguiu analisar mais de 14 mil processos sem pendências.
famasul