Seis a cada dez doenças infecciosas humanas são zoonoses – ou seja, têm origens nos animais –, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Exemplos dessas enfermidades são Covid-19, febre maculosa, brucelose e leishmaniose visceral. Por isso, promover a saúde da população exige também investir na saúde animal e do ambiente. A Vetoquinol Saúde Animal baseia-se nessa premissa para traçar suas estratégias de atuação no mercado. Uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo, a empresa de origem francesa está completando 90 anos.
“A base do nosso trabalho é o conceito ‘one health’ (termo em inglês que significa ‘saúde única’), abordagem que reconhece a interconexão entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental. Isso significa que nenhum desses fatores pode ser considerado isoladamente, sendo um necessário para o sucesso do outro. A partir dos nossos cuidados com bovinos, equinos, suínos e pets, contribuímos para o sucesso dessa jornada”, comenta o zootecnista Jorge Espanha, diretor do Grupo Vetoquinol na América Latina e no Canadá.
Doenças infecciosas podem se espalhar entre animais e seres humanos a partir do contato direto ou por meio de vetores, como mosquitos. Nesse cenário, a OMS indica a existência de mais de 200 zoonoses. Além disso, conforme estimativas da instituição, três a cada cinco novas doenças identificadas em humanos têm origem em alguma outra espécie animal.
“Temos orgulho de completar nove décadas de história com um grande portfólio de soluções inovadoras e tecnológicas desenvolvidas com o apoio de nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Nossos produtos, como antiparasitários e suplementos nutricionais, atendem com sucesso às necessidades de veterinários, criadores e tutores em todo o planeta, como resultado de um amplo trabalho baseado na ciência”, salienta o diretor da Vetoquinol.
“Promover a saúde única é essencial para enfrentar os desafios sanitários complexos do nosso mundo interconectado. Reconhecer a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental permite uma abordagem holística na prevenção e no controle de doenças. Temos o orgulho de levantar essa bandeira no Brasil há mais de uma década, fato que coroa nossa relevância e nosso pioneirismo em um mercado cada vez mais exigente e focado na responsabilidade ambiental, social e de governança”, conclui Jorge Espanha.