A perspectiva de um investimento bilionário da empresa chilena Arauco no ‘Vale da Celulose’, em Mato Grosso do Sul, está impulsionando a região com um cenário promissor de crescimento e desenvolvimento econômico. Com a instalação da quinta grande fábrica do setor florestal no Estado prevista para 2025, o governador Eduardo Riedel deu início, nesta quarta-feira (26), a uma visita às instalações da Arauco no Chile, a empresa investirá aproximadamente R$ 14 bilhões na cotação atual, para ativar a planta sul-mato-grossense.
A futura fábrica, localizada no município de Inocência, nas proximidades do rio Sucuriú, tem potencial para gerar 12 mil empregos durante o auge das obras, com previsão de início das operações no primeiro trimestre de 2028. Posteriormente, 1,8 mil postos de trabalho serão voltados para a área florestal, e outros 550 serão destinados à operação da planta.
Edemir Rodrigues/arquivo Portal MS
A empresa possui mais de 285 mil hectares de eucaliptos na região
A Arauco possui terras em Inocência e em municípios vizinhos, totalizando 285 mil hectares de eucaliptos, que atenderão à demanda da unidade. Essa será a primeira planta de celulose da empresa no Brasil, que já possui cinco unidades no Chile.
Outro destaque do empreendimento é sua capacidade de produção anual, estimada em 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada. Além disso, a fábrica adotará práticas sustentáveis, com baixo consumo de água, redução de emissões e geração mínima de resíduos.
A visita do diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Arauco, Mário José de Souza Neto, a Mato Grosso do Sul em janeiro deste ano, foi um passo importante para estabelecer parcerias com o Governo Estadual e viabilizar o projeto. Na ocasião, o governador Eduardo Riedel destacou a importância das ações governamentais para viabilizar esse grande investimento privado.
“Discutimos as contrapartidas do Estado, estradas, pavimentação, linha férrea, fibra ótica, que tem que chegar à empresa, todas as ações que o Estado tem que fazer para viabilizar esse, que é um dos maiores investimentos privados do Brasil, e que começa a partir de já, esse ano, a área florestal, que é a base de produção para empresa de celulose. Então, a gente entrega no dia a dia as ações do Governo para viabilizar essa unidade”, disse à época o governador.
Saul Schramm/Portal MS
Diretor Mário José de Souza Neto se reuniu com o Governador Eduardo Riedel em janeiro
O diretor da Arauco demonstrou confiança na cooperação com o Governo de Mato Grosso do Sul para o sucesso do projeto, ressaltando que o empreendimento trará desenvolvimento econômico e social, além de práticas sustentáveis que consolidarão o estado como o ‘Vale da Celulose’.
Atualmente, Mato Grosso do Sul já é um dos principais polos de produção de celulose do mundo, e a chegada da Arauco vai fortalecer ainda mais o setor agroflorestal da região. Com investimentos em outras indústrias do segmento e projetos de energia limpa, a gestão de Eduardo Riedel visa estimular a economia sustentável com geração de empregos e produção de energia renovável.