A Fifa divulgou, nesta sexta-feira (23), detalhes da primeira edição do novo Mundial de Clubes, que será realizado em 2025. Com 32 clubes, a competição será disputada nos Estados Unidos, uma das sedes da Copa do Mundo 2026, junto com México e Canadá. A versão atual do Mundial de Clubes da Fifa, disputada anualmente com sete equipes, terá sua última edição este ano e depois será descontinuada.
Segundo a entidade já havia anunciado, a Copa do Mundo de Clubes será disputada a cada quatro anos, a partir de 2025, e o Conselho optou por levar a competição para a América do Norte por unanimidade.
“A Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite”, disse o presidente da organização, Gianni Infantino. “Com a infraestrutura necessária e um enorme interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a este novo torneio global.”
A competição deve reunir campeões continentais entre os anos de 2021 e 2024. Ou seja, o Palmeiras, campeão da Libertadores em 21 e Flamengo, campeão ano passado, já estão garantidos. Pela Europa, estão certos Chelsea-ING, Real Madrid-ESP e Manchester City-ING.