Os abates bovinos em Mato Grosso somaram 466,00 mil cabeças em janeiro, número que representou acréscimo de 8,28% com relação ao mês de dezembro. Diante do aumento no volume de abates, a utilização real frigorífica – informada mensalmente pelas indústrias – apresentou incremento de 12,44 pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado e encerrou o mês com média de 85,74% da capacidade utilizada.
De acordo com o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) vale destacar que, no primeiro mês de 2023, a utilização frigorífica real atingiu 95,71% na região centro-sul do estado, cenário pautado por ser a região com maior número de abates diários de seg-sex (que se fixaram na média de 7.364 cab/dia na região).
Para o mês de fevereiro, dada a entrada de férias coletivas de alguns frigoríficos e o menor número de dias úteis no período, é esperada uma menor ociosidade das indústrias frigoríficas, uma vez que a redução de plantas operantes resulta em maior número de animais terminados disponíveis no mercado para abate.
imea