O Governo Federal está investigando um do “mal da vaca louca” (bovine spongiform encephalopathy, encefalopatia espongiforme bovina), em um animal no Pará. Se houver a confirmação, as exportações de carne bovina para a China devem ser suspensas.
“O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que, acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da “vaca louca”), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos. A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”, diz a nota publicada pelo Mapa nesta tarde.
A última vez que Brasil registrou casos foi no ano de 2021, quando dois casos atípicos foram confirmados em Mato Grosso e Minas Gerais. Os casos atípicos foram registrados em inspeção ante-mortem, ou seja, em vacas de descarte que apresentavam idade avançada.
No caso da China, em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o país e o Brasil, as exportações de carne bovina ficam suspensas temporariamente. O país asiático é o principal destino da carne brasileira, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
mapa