A empresa Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento foi a vencedora da licitação para fazer os estudos sobre a nova ponte que ligará os estados de Mato Grosso do Sul e o Paraná. A obra será executada no Rio Paraná, entre o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná e o município de Taquarussu em MS.
A escolha aconteceu durante um Pregão Eletrônico feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A Prosul ficará responsável pela elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).
Os estudos, no valor de R$ 2.992.382,95, serão custeados pela Itaipu Binacional, após convênio firmado entre a hidrelétrica com os governos do Paraná e Mato Grosso do Sul, no ano passado. O prazo para conclusão do EVTEA será de 18 meses, a contar após a emissão da ordem de serviço.
Ponte
O projeto indica que a estrutura deverá ter 2 quilômetros de extensão. Sendo um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do País, criando um novo corredor logístico entre os dois estados, que são os maiores produtores agropecuários do Brasil.
A proposta também prevê que no lado sul-mato-grossense, serão implantados 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu. Na parte paranaense será feita a restauração de 19,8 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná.
der